Se és obrigado a suportar, tens o direito de saber

Para quem quiser um pouco mais (ou muito) de informação sobre o uso de agrotóxicos e sobre orgânicos, eu recomendo fortemente a leitura do “Dossiê da Abrasco: um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde“.  A Abrasco é a Associação Brasileira de Saúde Coletiva.

Captura de Tela 2016-01-07 às 21.47.03
Capa do Dossiê da Abrasco 2015

A primeira edição foi lançada em 2012 e repercutiu bastante. Uma segunda edição, revisada e ampliada, foi publicada, em 2015, e está disponível para leitura online, gratuitamente, aqui. É possível adquirir, também, a versão impressa. O dossiê tem mais de 600 páginas, com uma diagramação que torna cada uma mais agradável de se ler, com ilustrações e bom uso de cores, fontes, mapas e gráficos, por apenas R$ 40,00. (JAN/2016, aqui).

A resenha do livro disponível na página de vendas, assim afirma:

“Não é por falta de confirmação dos efeitos nocivos à saúde e ao ambiente que a grave situação de uso indiscriminadode agrotóxicos no Brasil não é revertida. O livro reúne informações de centenas de livros e trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais que revelam evidênciascientíficas e correlação direta entre uso de agrotóxicos eproblemas de saúde. Não há dúvida, estamos diante de uma verdade cientificamente comprovada: os agrotóxicos fazem mal à saúde das pessoas e ao meio ambiente.”

Uma das páginas do livro, de que gosto muito, faz referência a Rachel Carson, escritora, cientista bióloga e ecologista estadunidense, nascida em 1907 e falecida em 1964. Com a publicação de seu livro Silent Spring (Primavera Silenciosa), em  1962 , ajudou a lançar a consciência ambiental moderna. (Fonte: Wikipedia). A fala de Carson, destacada na ilustração do Dossiê:

“Estamos correndo todo esse risco para quê? Precisamos urgentemente acabar com essas falsas garantias, com o adoçamento das amargas verdades. A população precisadecidir se deseja continuar no caminho atual, e só poderá fazê-lo quando estiver em plena posse dos fatos. Nas palavras de Jean Rostand: a obrigação de suportar nos dá o direito de saber.”
Captura de Tela 2016-01-07 às 21.47.50
Página do Dossiê da Abrasco 2015

As palavras de Rachel Carson me emocionam muito, a cada vez que as leio.

Vem saber mais, vem!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s