Flores colhidas por anjos direto pra nossa mesa

A família Bellé vende orgânicos na Feira Agroecológica do Bomfim. As meninas que atendem por ali são pura simpatia. Em sua página, eles nos contam que “Há mais de 15 anos a agroindústria Bellé vem produzindo produtos livres de agrotóxicos e sem conservantes, para que as pessoas tenham uma vida melhor e mais saudável. Somos associados a cooperativa AECIA de Agricultores Ecologistas de Antônio Prado e Ipê, que também procura levar produtos mais saudáveis a mesa do consumidor.”

Parei para conversar sobre as flores de mostarda e de brócolis (essas amarelinhas, em primeiro plano).

IMG_4624
A banca da família Bellé ®SKLindemann

As flores de mostardas já foram as estrelas da decoração de Ano Novo que fizemos e sobre a qual já falei aqui. Mas, além de lindas e decorativas, são comestíveis.

A Franciele (em primeiro plano, conversando com um dos passeantes da feira) é daquelas pessoas vibrantes, daquelas pessoas que nos fazem compreender perfeitamente porque não se pode definir os feirantes de orgânicos como vendedores ou comerciantes. Franciele está ali para muito mais, como a maior parte de seus pares. Franciele vibra falando de possibilidades, de receitas, de segredos compartilhados por cozinheiros e cozinheiras, do plantar, do colher.

Saí da banca da Família Bellé cheia de novos aprendizados, de muito carinho, tendo feito muitas trocas. Levei, também, meu maço de flores de mostarda para usar na comida. E, impagável, um maço de azedinhas colhidas pelas mãozinhas da primogênita da Franciele: a Angélica, que tem 4 anos…

IMG_4636
Lembrei dos ensinamentos de Neide Rigo sobre PANCs (Plantas alimentícias não convencionais), entre elas a azedinha, as folhas do trevo, e a própria flor de mostarda que, em princípio, havia me levado até ali. E arrisquei uma tapioca de flores e PANCs que ela ensinou por .

Muito carinho, pros olhos, pro corpo e pra alma!

  • Banca da Família Bellé, na Feira Agroecológica do Bomfim

Feira Agroecológica do Bomfim (Rua José Bonifácio – Porto Alegre/RS)
Sábados pela manhã
A banca fica em frente à Igreja Santa Teresinha
Telefone: (54) 996958062
belleagroindustria@gmail.com

Website
Facebook

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s